Governança e regulamentos de IA
Apesar dos riscos potenciais, atualmente existem poucos regulamentos que regem o uso de ferramentas de IA e, onde existem leis, elas geralmente se referem à IA indiretamente. Por exemplo, conforme mencionado anteriormente, os  site para fazer redação automática   regulamentos do U.S. Fair Lending exigem que as instituições financeiras expliquem as decisões de crédito a clientes em potencial. Isso limita até que ponto os credores podem usar algoritmos de aprendizagem profunda, que por sua natureza são opacos e carecem de explicabilidade.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR) está considerando os regulamentos de IA. Os limites estritos do GDPR sobre como as empresas podem usar os dados do consumidor já limitam o treinamento e a funcionalidade de muitos aplicativos de IA voltados para o consumidor.

Os formuladores de políticas nos EUA ainda não emitiram legislação sobre IA, mas isso pode mudar em breve. Um "Plano para uma Declaração de Direitos de IA" publicado em outubro de 2022 pelo Escritório de Política de Ciência e Tecnologia (OSTP) da Casa Branca orienta as empresas sobre como implementar sistemas éticos de IA. A Câmara de Comércio dos EUA também pediu regulamentações de IA em um relatório divulgado em março de 2023.

Elaborar leis para regulamentar a IA não será fácil, em parte porque a IA compreende uma variedade de tecnologias que as empresas usam para fins diferentes e em parte porque as regulamentações podem custar o progresso e o desenvolvimento da IA. A rápida evolução das tecnologias de IA é outro obstáculo para a formação de regulamentação significativa da IA, assim como os desafios apresentados pela falta de transparência da IA que dificulta ver como os algoritmos alcançam seus resultados. Além disso, avanços tecnológicos e novos aplicativos, como ChatGPT e Dall-E, podem tornar as leis existentes instantaneamente obsoletas. E, claro, as leis que os governos conseguem criar para regular a IA não impedem que os criminosos usem a tecnologia com intenções maliciosas.